sexta-feira, 18 de março de 2011

Conhecimento Científico

O conhecimento científico proporciona um conhecimento que procura descobrir o funcionamento da natureza e da sociedade através, principalmente, das relações de causa e efeito. Quer isto dizer que se procura construir um conhecimento objectivo, baseado nas características do objecto e com a mínima interferência do sujeito, recorrendo-se a métodos que visam manter a coerência interna de afirmações produzidas. Da aplicação da ciência resulta o conhecimento tecnológico.
Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar os fenómenos que ocorrem. Utiliza instrumentos de análise e observação. O conhecimento científico vai além do empírico, procurando conhecer, além do fenómeno, suas causas e leis. “Actualmente a ciência é entendida como uma busca constante de explicações e de soluções, de revisão e de reavaliação de seus resultados, apesar de sua falibilidade e de seus limites”
     O Método Científico é um conjunto de regras básicas para um cientista desenvolver uma experiência controlada para o bem da ciência. No método científico, a hipótese é o caminho que deve levar à formulação de uma teoria. O cientista, na sua hipótese, tem dois objectivos: explicar um fato e prever outros acontecimentos deles decorrentes. A hipótese deverá ser testada em experiências laboratoriais controladas e, se os resultados obtidos pelos pesquisadores comprovarem perfeitamente a hipótese, então ela será aceita como uma teoria.
O método científico consiste das seguintes fases:
•    Observação de um facto;
•    Formulação de um problema;
•    Proposta de uma hipótese;
•    Realização de uma experiência controlada, para testar a validade da hipótese.

Einstein

Sem comentários:

Enviar um comentário